O QUE É SEGUNDA SEM CARNE ?
Conhecem a Segunda Sem Carne? Pelo menos os que acompanham nossas redes sociais com certeza já ouviram falar.
A Segunda sem carne foi inicialmente criada pela U.S. Food and Drug Administration – agência responsável pelas reservas de comida do exército americano e aliados durante a Primeira Guerra Mundial – a campanha sugeria a redução do consumo de carne das famílias americanas para auxiliar na guerra. Em 2003, a campanha foi revivida nos Estados Unidos com o objetivo de prevenir doenças causadas pelo excesso do consumo de carne.
O movimento foi ganhando notoriedade e hoje é apoiado por vários líderes internacionais e implementado em mais de 40 países. No Brasil, a campanha passou a ser adotada em outubro de 2009, recebendo apoio do Ministério da Saúde no Guia Alimentar para a População Brasileira.
Desde 2011, as escolas municipais da rede pública de São Paulo oferecem aos seus alunos a alimentação livre de produtos de origem animal, poupando aproximadamente 436 mil kg de carne ao longo de um ano letivo. “A implementação da merenda vegetariana em uma rede de ensino ampla e complexa como a de São Paulo demonstra que esta experiência pode ser levada adiante em qualquer município brasileiro”, incentiva Alexandre Schneider, Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Em conjunto com parcerias ambientalistas, políticas e educacionais, a Sociedade Vegetariana Brasileira conseguiu poupar, no mesmo ano de 2017, duas mil toneladas de carne.
A #Segundasemcarne é o primeiro passo para a mudança na alimentação e construção de um mundo melhor para todo o planeta.
Um dia faz muita diferença, são 60 L de água azul economizados, poupa 8Kg de grãos, deixa de emitir 11 Kg de CO2 e poupa 24 m2 de terras.
Vamos aderir?!?!?!