DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, UM PROBLEMA MUNDIAL
O desperdício de alimentos é um fator potencializador da insegurança alimentar e da fome no mundo.
Um relatório recente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) descobriu que o mundo está mergulhado numa epidemia de desperdício de alimentos. Em 2019, os consumidores jogaram fora quase um bilhão de toneladas de alimentos, ou 17% de toda a comida que compraram.
Isso é profundamente problemático em um mundo onde 690 milhões de pessoas estavam subnutridas em 2019, um número que deverá aumentar drasticamente com o COVID-19. Também é ruim para o planeta. Cerca de 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa vêm da produção de alimentos que, em última análise, são jogados fora.
O impacto desses desperdícios no meio ambiente são desastrosos, pois não é apenas o alimento que deixou ter sua finalidade cumprida – não que isso seja pouco – mas além disso tem todo o impacto gerado em sua cadeia produtiva.
Você deve está pensando: “E o que eu tenho a ver com isso?” Nós temos muito a ver com isso viu?
O relatório do PNUMA estima que, em 2019, 61% do desperdício de alimentos foi gerado pelas famílias – isso mesmo, nas nossas casas – 26% do serviço de alimentação e 13% do varejo.
Melhorar a nossa relação com a comida, desde a compra até seu consumo final contribuirá na redução de desperdícios e pequenas ações podem ajudar como:
- Comprar de forma planejada ponderando seu consumo;
- Na compra levar em consideração a validade do produto principalmente se for um alimento perecível;
- Não realizar descarte legumes, verduras e frutas avaliando aparência, muitos alimentos ditos “feios”, podem ser facilmente utilizados em algumas receitas;
- Faça compras em menor espaço de tempo, evitando o armazenamento prolongado do alimento em sua geladeira.
Pequenas atitudes vão ajudar muito no combate ao desperdício mundial de alimentos e nós podemos fazer isso individualmente na busca de um resultado coletivo.
VAMOS COMEÇAR?!?!?